–:–:–
Conecte-se conosco

Professores na gestão do MEC conectam burocracia à sala de aula

Conheça os educadores que saíram do giz para formular políticas públicas federais na educação brasileira.

5 visualizações
A Cara da Educação: do quadro-negro à formulação de políticas no MEC

Gabinetes, portarias e planilhas orçamentárias formam a imagem comum do Ministério da Educação (MEC). Contudo, a gestão pública federal da educação só existe porque é construída por quem conhece de perto a realidade do pátio escolar e da sala de aula, unindo a burocracia estatal ao cotidiano de milhões de brasileiros por meio da experiência prática de professoras e professores.

Alfabetização e memória afetiva na formulação do material didático

Na educação básica, a transição para a administração pública exige atenção ao impacto de cada recurso pedagógico. Jaqueline Melo, coordenadora-geral de Materiais Didáticos do MEC, acumula duas décadas de magistério e utiliza lembranças de sua trajetória na alfabetização para orientar as decisões do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Uma memória marcante de sua época no Projeto Paranoá (DF) envolve a surpresa de um estudante ao descobrir a grafia correta da palavra “alface”. Essa vontade de aprender guia seu trabalho atual na garantia de que os materiais cheguem adequadamente às crianças.

“A minha experiência como professora me ajuda sempre a remeter as decisões, do micro e ao macro, sempre com a lembrança dos nossos estudantes e colegas que estão em sala de aula. Toda vez eu me pergunto como isso vai se dar na mão do estudante de seis, sete ou oito anos e como o professor vai utilizar o material de forma adequada e funcional. A gente busca fortalecer o programa do livro e do material didático sem, contudo, sobrepor a autonomia e a vontade dos docentes”, diz Jaqueline Melo.

Representatividade e diversidade na educação secundária e EJA

Para quem atua no ensino médio e na educação de jovens e adultos, o desafio é conectar o conhecimento científico às histórias de vida dos alunos. Marina Reis, estagiária na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e licencianda em sociologia, leva sua vivência em escolas públicas de Ceilândia (DF) para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às diversidades.

Atuando também como alfabetizadora popular, a jovem de 25 anos destaca o impacto de sua representatividade como professora negra em turmas periféricas.

“Estar dentro da Secadi e, ao mesmo tempo, na sala de aula, me permite ver os dois lados da cadeia. Todas as pautas que envolvem minorias – mulheres, pessoas negras, indígenas, populações do campo, entre outras – estão na secretaria. Transformar essas diretrizes políticas na prática pedagógica do dia a dia é o desafio que todos os professores enfrentam. Ver mulheres negras ocupando a gestão federal e a sala de aula mostra qual é a verdadeira cara da educação brasileira”, diz Marina Reis, estagiária da Secadi e professora.

O peso das decisões na educação superior

Na esfera universitária, as diretrizes exigem consciência sobre a complexidade da rotina dos estudantes que conciliam trabalho, família e deslocamentos. Eduardo Cezari, coordenador-geral de Ensino e Planejamento Acadêmico na Sesu e docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), soma mais de 20 anos de experiência na área e aponta a principal divergência entre a docência e a administração pública.

“A grande diferença está no impacto. A sala de aula é um espaço de simulação e aprendizagem conjunta. Na gestão, não é possível ter muita experimentação: qualquer decisão tomada gera impacto imediato na vida do estudante, do professor e do técnico na ponta. Por isso, precisamos ter clareza, ouvir a rede e avaliar como cada política chegará ao cotidiano da universidade e da escola pública”, diz Eduardo Cezari.

O compromisso inegociável com a aprendizagem

Apesar das diferenças temporais entre os gabinetes e as escolas, os servidores compartilham o foco na qualidade da aprendizagem e na transformação social, deixando mensagens de valorização para os docentes brasileiros.

Para Jaqueline Mello, o professor precisa ser reconhecido em sua dimensão plena: “o professor é um intelectual. Ele precisa entender de arte, cinema e cultura, articulando isso aos conteúdos tradicionais. A sala de aula é o lugar da intelectualidade brasileira”.

Marina Reis reforça a importância da resistência e do engajamento de base: “não dá para os professores desistirem. Precisamos de gente comprometida e engajada na ponta, acreditando no trabalho de base para que as políticas públicas realmente se concretizem”.

Por fim, Eduardo Cezari convida os educadores à escuta colaborativa diante das transformações tecnológicas: “se queremos mudar a rotina escolar, a primeira coisa é sentar-se com os estudantes e ouvi-los. A educação hoje não é autoritária ou hierárquica, é um ambiente de colaboração mútua. Precisamos dar aos nossos jovens a segurança de que o mundo vai ser melhor”.

Mais em Polícia

Ver tudo →